Meio ambiente: por que as casas de madeira são mais sustentáveis?



A construção civil, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente, é a principal atividade humana responsável pela geração de resíduo sólido. Além disso, um estudo do Conselho Internacional de Construção (CIB) aponta o segmento como o que mais consome recursos naturais e energia. 

Em busca de projetos que ajudem a minimizar esse impacto, as casas de madeira são alternativas. O projeto é mais sustentável do que as casas convencionais de alvenaria, já que sua construção gera pouco descarte de materiais. Como essa construção é mais rápida e fácil do que as de casas de alvenaria, há menor consumo de recursos naturais.

Os imóveis de lenha são mais sustentáveis, primeiro porque os materiais usados na construção de casas de alvenaria têm aço e concreto em sua composição, que não são renováveis, além de causarem impactos ambientais durante sua extração. 

Já a madeira é uma matéria-prima orgânica e, portanto, renovável. Pode ser reaproveitada de diversas maneiras, como na produção de móveis. Quando extraída de forma responsável para ser utilizada no setor, não causa prejuízos ao meio ambiente. Outro benefício ecológico é que ela absorve e retém CO2 (gás carbono), o que ajuda a reduzir o efeito estufa.

 

Casas Vila Rica
Podemos ajudar?